Minha Lista
Gastronomia
Educação
Moda
Beleza
Saúde
Ecologia
Geek
Animais
Profissões

16/10 - Dia mundial do pão

Pãozinho francês, ciabatta, pão italiano, baguete, pão de hambúrguer, o pão nosso de cada dia. O que seríamos de nós sem o pãozinho nos cafés da manhã, nos petiscos e em festas? De tão importante que esse alimento é, ele ganhou seu dia mundial!

Dia 16 de outubro celebra o sabor, a textura, a cor, o aroma e o calor da massa fermentada e assada.

Quem criou o Dia Mundial do Pão foi uma turma especialista em fazer pães e massas salgadas e doces: a União dos Padeiros e Confeiteiros de Nova Iorque. Eles decidiram isso nos anos 2000, aproveitando que o Dia Mundial da Alimentação é comemorado no mesmo dia.

Ideia criativa que rende ainda mais ações em prol da alimentação pelo mundo, pois, empresas podem fazer campanhas e produtos especiais para a data. Uma sacada de marketing que tem a proposta de conscientizar as pessoas sobre a importância da boa alimentação.

Voltando ao pão, ele tem uma importância histórica imensa em diferentes culturas e civilizações. Comer pão todo dia é um hábito que já está enraizado na cultura popular mundial, assim como o arroz e feijão na mesa do brasileiro.

Para se ter uma ideia, hoje o Brasil tem cerca de 70 mil padarias, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP).

Se cada fornada de pão francês dá uma média de 150 pães, apenas uma fornada de todas as padocas do país somam 10 milhões e 500 mil pães. Haja braço para tanto pão!

Com manteiga, com geléia, na chapa, com salada, com sopa ou qualquer outro ingrediente e refeição. O pão é prato principal e acompanhamento, é presente desde o café da manhã ao jantar. Ou seja, ele está com tudo e em todas!


Ideias para o dia Mundial do Pão

Para não perder a oportunidade que a data abre para negócios do mercado da alimentação, listamos aqui  5 ideias criativas para campanhas que vão chamar a atenção dos clientes:

1. Ofereça um desconto em todos os pães comprados no dia do evento.

2. Crie uma promoção especial em que o cliente ganha um pão de graça a cada 10 pães comprados.

3. Ofereça uma degustação de novos pães criados especialmente para o dia mundial do pão.

4. Crie uma decoração especial na loja e ofereça um sorteio para quem compra pão no dia do evento.

5. Ofereça um cupom de desconto para a próxima compra de pão para quem compra no dia mundial do pão.

Dica extra para esta data:

Neste dia, que tal fazer uma boa ação e trabalhar o marketing social da sua empresa? Distribua pão para comunidades carentes e pessoas com necessidades. Ao fazer isso, você estará ajudando a promover a solidariedade e, ao mesmo tempo, aumentando a visibilidade da sua marca. Além disso, essa ação também contribuirá para a construção de uma imagem positiva da sua empresa, o que poderá trazer mais clientes e, consequentemente, mais lucro.

O Dia Mundial do Pão precisa ficar marcado com uma boa caneta em seu calendário de ações anuais da empresa. Seja ela uma padaria, lanchonete, empresa de carnes e outras tantas mais, o pãozinho tem sempre um espaço para se encaixar em ações publicitárias!