14/04 - Dia mundial do café
Um dia especial para os amantes da bebida que tem fãs que dizem que “meu dia só começa depois de um café”.
O Dia Mundial do Café é celebrado em 14 de abril e mostra a força dessa bebida histórica em diversas culturas. Pois o café vai muito além de ter um efeito que desperta a mente e o corpo para um dia de trabalho.
A data homenageia a bebida, a indústria do café e os amantes desse grão rico em cafeína. E o motivo para essa comemoração é que o café é a segunda bebida mais consumida no mundo inteiro. Ele só fica atrás da água nesse quesito.
Aqui no Brasil, o café tem uma relação estreita com a construção e a expansão do Brasil como República. Foi aqui que os “barões do café” fizeram fortuna e construíram suas mansões, a custo de muito trabalho escravo.
Contudo, a expansão da cafeicultura pelo país também teve seus pontos positivos, como a construção de ferrovias, portos, estradas e a expansão de cidades. Além de o Brasil fornecer milhões de toneladas desse grão a centenas de outros países.
Longos anos fizeram enraizar o café em múltiplas culturas. Hoje é possível encontrar bebidas clássicas como o capuccino e o latte machiatto em diversos bares e cafeterias. E para aqueles que gostam de gelados, o café também proporciona mil e uma combinações deliciosas.
O sucesso é garantido, tanto que somente no Brasil existem cerca de 3.500 cafeterias pelo país que por 150 anos seguidos continua sendo o maior produtor de café mundial.
No mundo, são servidas 400 bilhões de xícaras de café por dia. E boa parte dessas bebidas são para a Finlândia, o país que mais consome café: 12kg por pessoa ao ano.
Fãs do café não faltam no mundo inteiro, seja quem tem seu moedor, máquina ou gosta mesmo de ir à uma boa cafeteria saborear um grande coffea arabica.
Por isso, se você tem um negócio que envolva a palavra café, aproveite o dia que celebra o grão e crie ações que engajem o público e convertem muitas vendas.
Ideias de ações para o dia do café
- Ofereça um café gratuito: uma forma de atrair novos clientes e fidelizar os atuais.
- Promova degustações: aproveite para apresentar novos sabores e blends.
- Disponibilize café grátis para clientes do programa de fidelidade, caso a loja disponibilize este tipo de programa.
- Se você tem um supermercado, ofereça descontos não só na linha de cafés, mas em produtos que possa estar relacionado, como pães e biscoitos.
- Faça parcerias com outros estabelecimentos: uma forma de gerar mais visibilidade para sua marca.
Dia mundial do Café – O que postar nas redes sociais
Como todos sabem, o café é uma paixão nacional. É por isso que utilizar este tema para gerar conteúdos é sempre uma boa ideia, pois atrairá e engajará o público com suas postagens. Confira algumas ideias do que postar.
- Enquetes perguntando o tipo de café os clientes mais gostam;
- Frases motivacionais ou divertidas sobre o café;
- Live com um convidado especial ensinando um pouco sobre a variedade de cafés;
- Vídeo preparando o cafezinho da manhã – não esqueça de mostrar a fumacinha para trazer aquela lembrança do aroma!
Marque na sua agenda que dia 4 de abril é o Dia Mundial do Café e celebre a data com boas estratégias!