calendário sazonal 2022

19/08 - Dia mundial da fotografia

A arte de registrar memórias em papel fotográfico e no digital é celebrada em 19 de agosto, no mundo inteiro.

O dia reforça a história da fotografia. Foi em 19 de agosto de 1839, que a primeira máquina fotográfica, por assim dizer, foi apresentada ao mundo. O fato aconteceu na França e teve o inventor Louis-Jacques-Mandé Daguerre como o precursor da fotografia.

A tal máquina foi chamada de daguerreótipo e conseguia reproduzir de forma bem rudimentar, mas altamente inovadora, imagens em papel. E foi a partir desse experimento que deu muito certo, que as máquinas fotográficas chegariam ao que são hoje.

Com o avanço das tecnologias e métodos de fotografar, o que era feito em um caixote de madeira pelo daguerreótipo passou a ser reproduzido em máquinas portáteis.

O filme multiplicou as possibilidades, e empresas como Kodak e Fujifilm, além de Canon e Nikon, começaram a tornar cada vez mais acessível a arte da fotografia.

Mesmo que hoje em dia a tecnologia digital tenha tomado muito espaço no cotidiano, há sempre alguns saudosistas que gostam do bom e velho rolo de filme das máquinas analógicas.

Hoje, por conta das redes sociais e do avanço da tecnologia dos smartphones, muita gente se descobriu na fotografia. Até cinco câmeras embutidas em um aparelho e recursos de filtros são capazes de centenas de possibilidades ao fotografar.

Mas, claro, nenhum recurso, lente ou corpo de câmera profissional é páreo para um bom olhar do fotógrafo. E aqui não precisa ser profissional para captar um ângulo diferenciado de uma mesma imagem.

O Dia Mundial da Fotografia celebra dessa forma, todo o mercado e os universos que compõem essa arte. Aficionados por fotos, engenheiros de máquinas fotográficas, empresas de software de edição de imagens, iniciantes nas lentes. Todos fazem parte desse mundo.

Portanto, cabe a você aproveitar a imensidão do Dia Mundial da Fotografia e investir nas oportunidades de negócios. Campanhas, promoções, postagens em redes sociais e outras ações fazem parte de uma boa estratégia que abraça o melhor da data e impulsiona vendas.

Marque na sua agenda que 19 de agosto é o Dia Mundial da Fotografia e faça ótimos negócios!

5