07/01 - Dia do Leitor
O Dia do Leitor é dia 7 de janeiro, e é comemorado, adivinha? A leitura. Pessoas de todo o mundo sempre tiveram seus âmagos aficionados por algo, mas a leitura realmente é algo que move sentimentos e emoções.
Origem do Dia do Leitor
O Dia do Leitor foi em homenagem ao Jornal do Povo, fundação cearense de 1928. Fundado pelo jornalista Demócrito Rocha. O jornal era conhecido por desmascarar políticos corruptos, sem contar que tinha uma sessão que falava sobre a literatura.
Benefícios da leitura
Existem muitas vantagens em fazer uma boa leitura, como escrever e falar melhor. Sua oratória vai melhorar consideravelmente. Assim como você está aqui consumindo conteúdo para entender melhor alguma coisa, no caso o Dia do Leitor, ler é uma forma de consumir conteúdo e informação.
A leitura desenvolve evolução cerebral, melhora a concentração, o foco e a imaginação/criatividade.
Alguns livros têm o poder de humanizar os sentidos e tornar pessoas melhores. Além de melhorar a criatividade, a auto estima fica nas alturas porque se depara com inúmeras situações reais e de ficção científica.
A auto estima é corroborada porque nos sentimos mais inteligentes em estar consumindo conteúdo, e de fato estamos.
Campanhas de marketing
O dia do Leitor pode ser utilizado em vários segmentos, em especial Cafeteria, Escola e Livrarias. Aqui estão algumas ideias de ações para estes segmentos.
- Cafeteria: Oferecer descontos em bebidas e alimentos para pessoas que apresentarem um livro para ler enquanto consomem seus produtos. Você também pode criar um espaço especial para os clientes que quiserem ler, com mesas e cadeiras confortáveis e uma seleção de livros disponíveis para empréstimo.
- Escola: Organizar uma sessão de leitura em conjunto para os alunos, onde eles possam escolher um livro e ler em grupo ou em voz alta para os colegas. Você também pode promover um concurso de redação ou desenho inspirado em um livro favorito dos alunos.
- Livraria: Promover uma venda de livros com descontos especiais para comemorar o Dia do Leitor. Você também pode organizar uma sessão de autógrafos com um autor local ou um evento de leitura em voz alta com um contador de histórias. Para promover o evento, você pode criar anúncios nas redes sociais, enviar e-mails promocionais para a sua lista de contatos e utilizar outras formas de publicidade online.