03/11 - Dia do Cabeleireiro
Todo ano, 3 de novembro é motivo de comemoração em salões de estética: é o Dia do Cabeleireiro.
O motivo para a celebração dos profissionais que cuidam dos cabelos de seus clientes, é que a data é uma referência ao padroeiro dos barbeiros. São Martinho de Porres é o santo peruano que tinha como ofício a barbearia. Como ele faleceu no dia 03/11/1639, a data é usada como uma homenagem a ele.
Também, a data oficial aqui no Brasil como o Dia do Cabeleireiro é o dia 19 de janeiro, oficializada pelo governo federal em 2012. Mas, como o dia que homenageia o padroeiro dos cabeleireiros já existia muito antes, as duas são válidas.
O cabeleireiro é uma das profissões mais promissoras em uma era digital, pois dificilmente um robô vai saber fazer um corte que o cliente goste. Segundo pesquisa da agência internacional Euromonitor, a tendência de crescimento da área é de 5% acima da média nacional.
Assim, uma profissão que já era importante está se tornando cada vez melhor para quem deseja se tornar cabeleireiro.
A profissão lida mais do que com a estética da pessoa, com a autoestima e o jeito de ser dela. Afinal, quem não se sente melhor ou diferente depois de repaginar o visual no cabeleireiro?
Fazer o gosto do cliente é um desafio diário para esse profissional que faz de suas mãos, tesouras, máquina de cortar e navalha, as suas ferramentas de trabalho. Um serviço que movimenta cerca de 100 bilhões ao ano, de acordo com a Euromonitor.
Só no Brasil, há cerca de 500 mil salões formalizados. Ou seja, muito campo para atendimento.
Ações para o Dia do Cabeleireiro
O dia do cabeleireiro é uma data muito especial para todos os profissionais da área da estética. É uma ótima oportunidade para mostrar o seu talento e promover os seus produtos e serviços. Se você atua na área da estética ou trabalha com algum produto ou serviço relacionado ao dia do cabeleireiro, não deixe de aproveitar essa data que gera muitos eventos e conteúdos. Confira algumas dicas do que fazer neste dia:
- Crie um evento especial para o dia do cabeleireiro em sua loja ou salão.
- Se você é um fornecedor, ofereça descontos especiais para os clientes comprarem equipamentos ou matérias primas neste dia.
- Prepare um conteúdo especial para o seu blog ou site, com dicas de como melhorar na carreira e profissão de cabeleireiro.
- Divulgue o seu evento ou promoção nas redes sociais.
- Aproveite o dia do cabeleireiro para fazer um networking e conhecer outros profissionais da área.
Tanto no dia 3 de novembro como no dia 19 de janeiro, planeje-se para criar materiais, fazer campanhas e ações que despertem a atenção de seus clientes e fornecedores.
Anote a data na agenda do seu negócio e desfrute do melhor que ela oferece!