Minha Lista
Gastronomia
Educação
Moda
Beleza
Saúde
Ecologia
Geek
Animais
Profissões

20/11 - Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é parte da Semana da Consciência Negra e traz a pauta da igualdade para o povo negro, em todos os níveis da sociedade.

A data foi instituída oficialmente no calendário brasileiro em 10 de novembro de 2011, por meio da Lei Federal nº12.519. A escolha do dia 20 desse mês para a comemoração, se deve à homenagem a Zumbi dos Palmares, líder negro que morreu no mesmo dia em 1695.

Zumbi dos Palmares foi uma liderança negra do Quilombo dos Palmares, o maior do país na fase do Brasil Colonial, que ficava em Alagoas.

A atuação de Zumbi é lembrada como uma voz ativa para a libertação dos escravos e o fim do regime de escravatura no país. Zumbi foi morto pelos portugueses que atacaram os negros quilombolas para impedir sua insurgência e libertação.

Historicamente, os negros sofrem racismo por vários fatores que balizam as posições e hierarquias sociais. Estes, sempre ficam em últimas posições por questões de cor da pele e socioeconômicas.

Os impactos do período da escravatura ainda persistem com força. Hoje, um negro ainda ganha cerca de 17% a menos do que uma pessoa branca no mesmo cargo, de acordo com pesquisa da PUC do Rio Grande do Sul e da Rede de Observatórios da Dívida Social na América Latina.

Assim, é preciso ressaltar o papel do negro na sociedade sempre, a fim de igualar as oportunidades e condições deles, perante os outros grupos sociais.

Foi do povo negro que foi escravizado e trazido em navios da África, que continentes se ergueram à custa de mão de obra escrava. O Brasil em seu período colonial é um grande exemplo, e ainda guarda as marcas nessa época em diferentes frentes.

Assim, evidenciar o negro como símbolo de resistência e que ainda carece de atenção nas políticas públicas, é uma ação necessária.

Seja em qual área você atua, refletir sobre as condições e a vida da população negra no Brasil e no mundo, é algo valioso. E trazer informações e conteúdos bem como promover campanhas nesse sentido, agrega muito valor para essa data.

Anote o Dia e a Semana da Consciência Negra em sua agenda e promova ações que reforcem a importância da discussão do negro na sociedade!