Minha Lista
Gastronomia
Educação
Moda
Beleza
Saúde
Ecologia
Geek
Animais
Profissões

27/08 - Dia do Psicólogo

27 de agosto celebra a profissão de quem cuida da saúde mental e ajuda a manter o bem-estar e a qualidade de vida de muita gente.

O Dia do Psicólogo tem uma história um pouco confusa. Foi nessa mesma data, mas em 1962, que a Lei Federal Nº4.119 oficializou a profissão. Porém, só em 21 de janeiro de 1964 é que de fato a Lei foi decretada, passando a valer nos termos da jurisdição brasileira.

Muitos anos depois, com a formação e o aumento no número desses profissionais no país, os Conselhos Federal e Regionais de Psicologia foram criados. Isso ocorreu em 1971, e contribuiu para que os psicólogos tivessem uma instituição que os representasse em questões legais, buscando melhorias para a classe.

Hoje existem cerca de 413 mil psicólogos cadastrados no Conselho Federal de Psicologia. Os números mostram que um país com seus mais de 210 milhões de habitantes ainda carece de profissionais para dar conta dessas dimensões.

O profissional de psicologia é de suma importância para a manutenção e restabelecimento de casos de saúde mental. E não é preciso “se sentir mal da cabeça” para ir buscar ajuda especializada.

Os psicólogos investigam e auxiliam os pacientes a encontrarem recursos dentro de si para resolverem questões emocionais e psicológicas. Esse é um trabalho de longo prazo e pode levar muitos anos até que um paciente receba a esperada “alta do psicólogo”.

Vale lembrar que existem muitas áreas dentro da psicologia, abrindo margem para os profissionais se especializarem em diversas abordagens terapêuticas. Alguns exemplos são a terapia cognitivo comportamental, a psicanálise, a psicologia humanista e a fenomenologia.

Se você tem um negócio na área da saúde e correlatas, deve aproveitar a data para, além de homenagear os psicólogos, criar ações de marketing que gerem muitos resultados.

Aproveite o momento e crie campanhas e publicações, além de eventos que reforcem a importância dos psicólogos.

Anote em sua agenda que dia 27 de agosto é o Dia do Psicólogo e invista em estratégias focadas na importância desse campo!