Minha Lista
Gastronomia
Educação
Moda
Beleza
Saúde
Ecologia
Geek
Animais
Profissões

10/10 - Dia Mundial da Saúde Mental

Como vai a saúde da sua mente? Dia 10 de outubro é o Dia da Saúde Mental, data que reforça a importância de se cuidar para evitar transtornos dessa ordem.

Depressão, ansiedade, transtorno bipolar, deficiência intelectual. Esses são alguns dos transtornos mentais que afetam a saúde e a qualidade de vida de muitas pessoas.

Uma pesquisa publicada na Lancet, uma das mais respeitadas revistas científicas do mundo, divulgou que pessoas com algum transtorno mental sofrem até 23% dos anos vividos, por causa de algum problema do tipo.

Ou seja, a pesquisa mostra que uma pessoa de 60 anos que tem depressão, teve cerca de 13 anos abalados pela doença.

Esse quadro mostra que o Dia Mundial da Saúde Mental é extremamente necessário. Como a data é global, ações voltadas a esse quesito são feitas por organizações hospitalares, clínicas, profissionais autônomos, entre outras instituições.

As ações de conscientização nesse dia não se restringem apenas ao meio de saúde. Shoppings, lojas, comércios de diferentes tipos e mercados distintos também têm se mostrado participativos na data.

Entre as ações, a divulgação de conteúdos sobre saúde mental no formato de panfletos, posts em redes sociais, vídeos e debates públicos são feitos por organizações engajadas nessa causa.

O Dia da Saúde Mental sinaliza que é preciso buscar apoio quando se sofre por um problema de ordem aguda ou crônica. Manter um acompanhamento com profissionais da área, é fundamental.

Essa data também reforça a quebra de um tabu, que é a discussão da saúde mental. Em diversas culturas e sociedades, o assunto ainda é tratado de forma preconceituosa.

Esse é um grande erro que leva ao agravamento de muitos quadros que podem ser prevenidos e tratados, devolvendo a qualidade de vida ao adoecido.

Seja de qual área o seu negócio for, sempre é válido fazer campanhas e aproveitar o Dia Mundial da Saúde Mental para reforçar os autocuidados nessa questão.

A medida vale tanto para a divulgação para o público externo quanto para o interno. Muitas vezes, colaboradores passam a sofrer calados enquanto suas vidas são afetadas. Trazer o tema à tona é a chance de a pessoa buscar ajuda profissional e se cuidar.

Portanto, anote o Dia Mundial da Saúde Mental em seu calendário empresarial, e faça campanhas e ações que tenham sentido com a temática!